sábado, 5 de dezembro de 2009

REPENSANDO OS VALORES NA ESCOLA

A questão agora é: é póssivel planejar as vivências fora da sala de aula de maneira que se tornem experiências pedagógicas? Pois é, talvez seja importante que os saberes da vida não escolar possam ser problematizados na escola, para que alunos e professores, possam construir coletivamente os conhecimentos de que precisam apra conviver com as diferenças e para possibilitar uma outra educação da comunidade com a qual a escola se relaciona.
Analisando alguns trabalhos de História no dia dedicado para as manifestações culturais e históricas dentro da escola, fiquei triste pelo descaso da maioria dos alunos, e até mesmo pela grande maioria dos professores, que veêm em algumas atividades como casos isolados, não sabendo os mesmos que essas atividades tende a melhorar a auto estima dos nossos alunos!
Pensar sobre esses questionamentos é importante para significar como a identidade se constróis nas práticas escolares. Ou seja, observando atentamente as práticas escolares e refltetindo sobre elas, você pode saber quem é quem na escola e também pode saber se é possível swer de outro jeito. A escola educa a todos e todos se educam e são educados na escola de que participam como parte ou como co-responsa´véis.
Esse problema diz respeito a como individuos ou grupos de indivíduos se posicionam nas práticas culturuais, no caso, nas práticas escolares. Professores são educadores e formadores de opinião? crescir ouvindo isto, também na faculdade se falava muito nisso!!!!! será?
Quando abdicamos de nossa capacidade reflexiva, nos tornamos como os mais fedorentos dos animais!!!!! Quando abrimos mão de trabalhar em grupo e ajudando os colegas de "classe" nos transformamos a um lobo na floresta!!!!
Portanto, parece que você tem alguma responsabilidade na educação de todos!!!!! jna sua mesma, na dos colegas , na dos alunos e muito cuidado até mesmo na sua própria familia.... quando ela descobrir que tú es incapaz de produzir em benefício do grupo que escolhestes ou talvez caiste por ironia do destino.
Relembre também as memórias do que tens feito como profissional em educação e procure refletir sobre como tudo isso que tem vivenciado na escola está presente na sua história de vida e no seu devir humano, educador,. cidadaão e profisssional. Como você chegou onde está como humano e profissional? Para onde pode ir? Que contribuições pode dar aos outros?
amplexos,
Valdeci Ribeiro, um simples professor!!!!