terça-feira, 14 de julho de 2009

A FABRICA DE DIPLOMAS

A FABRICA DE DIPLOMAS
Nunca vivemos um clima tão intenso de concorrência como estamos presenciando nos últimos anos, cada vez mais multiplicam-se o número de faculdades e escolas técnicas por esse Brasil afora. São números relativamente pequenos se compararmos com países europeus ou norte-americanos, contudo a chamada corrida para entrar no grupo dos países desenvolvidos, faz do nosso país uma fábrica de diplomas de nível superior, que muitas vezes tem que ser questionado quanto a qualidade oferecida em algumas instituições. O nível de satisfação desses empresários é tão grande que a cada dia, salas e salas são construidas da noite para o dia, é a busca pela "cultura" é o despertar do "conhecimento". Assim, milhares de jovens depois de muito empenho e luta, conseguem então o seu tão sonhado "canudo" e muitos deles não sabem, ou fingem que não sabem, que a grande batalha estar só no ínicio. É uma batalha cinematografica em prol do tão sonhado primeiro emprego(diga-se de passagem com nível superior, e a fábrica de diplomas jogam no mercado de trabalho jovens que na maioria das vezes frustam-se, por não conseguirem trabalhar na sua área de atuação, muitos deles fazem bicos ou continuam em seu antigo emprego. Para uns a luz no fim do túnel são os concursos públicos, que na verdade abrem poucas vagas e arrecadam milhões à custa dos sonhos de pessoas que investiram fortunas, se levarmos em conta o nível de vida e a classe social de muitos. Na verdade muitas das faculdades que funcionam dentro do nosso país não tem as mínimas condições de funcionamento, tanto em relação aos seus recursos físico, material e humano. Mas, precisamos melhorar nossa posição frente as grandes potencias, quanto mais pessoas com diploma na mão, melhor para nossos índices de desenvolvimento escolar. Entretanto os jovens brasileiros principalmente da rede pública, saem do ensino médio(em sua maioria) sem as mínimas condições de concorrer aos cargos públicos oferecidos pelas instituições e grandes empresas brasileiras, e as vagas quase sempre são preenchidas por pessoas oriundas de escolas particulares, isso se falarmos nos altos escalões corporativos, cabe aos filhos de pobres que estudaram em escolas públicas conformarem-se com empregos subalternos.

Prof Valdeci

Publicado no Recanto das Letras em 22/06/2009
Código do texto: T1662468

2 comentários:

  1. Mestre Valdeci, o texto narra a historia de nós brasileiros que em busca infinita por conhecimento, e por almejar um futuro melhor, nos leva a pensar que o único modo de se chegar e com ensino. Porem hoje o ensino oferecido pelas instituições de ensino publica são em sua maioria deficientes, o que nos prejudica em nossa cultura de conhecimento tendo em vista, que consequentemente os alunos que tem acesso ao ensino privado contem um melhor nível de conhecimento. Seria utopia dizer que aluno carente de colégios públicos não tem capacidade o suficiente para disputar um cargo superior com um aluno do ensino privado, entretanto este erro não confere ao aluno, e sim as instituições por serem falhas em seu medíocre ensino.
    Outro ponto a se discutir e o ensino superior brasileiro, muitos alunos com o mínimo de experiência são altamente criticados por sua falta de competência, que não adquiriram em seu ensino superior. A cerca disso hoje o que vemos são mais faculdades, centros profissionalizantes, falhos que por sua vez não apresentam condições o bastante para oferecer o conhecimento necessário.
    Agravante mesmo e a saída apresentada a estes alunos que por serem mal preparados recorrem a meros concursos públicos ou ate mesmo a empregos temporários que na maioria das vezes não e a área em qual optaram seguir.

    ResponderExcluir

opinião do leitor