domingo, 12 de julho de 2009

VESTIBULAR UNIR - 2010

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou nesta sexta-feira (22), o edital do vestibular 2009. A universidade oferecerá 2.380 vagas para o ano letivo de 2009 em 48 cursos de graduação, com ingresso no primeiro e segundo semestres, distribuídos entre o Campus de Porto Velho e os Campi do interior, em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
A universidade oferece 11 novos cursos de graduação para 2009, além do aumento do número de vagas em alguns deles. Estas grandes novidades, segundo o reitor da Unir, professor Januário Amaral, integram as ações do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Assinado em março deste ano pela Unir com o Ministério da Educação (MEC), o Reuni objetiva a reestruturação, consolidação e expansão da universidade, possibilitando as condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior.Novos cursos - A universidade, que já conta com 37 cursos de graduação, oferecerá em 2009 os seguintes cursos: no Campus de Porto Velho, os cursos novos são os de Arqueologia, Ciências da Informação (Biblioteconomia), Engenharia Civil, Filosofia e Segurança Pública; para Ariquemes são os de Engenharia de Alimentos e Pedagogia; para Cacoal, Engenharia de Pesca e Aqüicultura; para Ji-Paraná, os cursos de Estatística e Licenciatura em Educação Básica Intercultural; e para Rolim de Moura, o de Engenharia Florestal.Aumento do número de vagas - Além dos novos cursos de graduação, houve também o aumento do número de vagas em alguns, como por exemplo, os de Administração e de Ciências Biológicas, no Campus de Porto Velho, que ofereciam 40 e 45 vagas, respectivamente, e a partir de 2009 terão 45 e 50 vagas. Estas mudanças, somadas aos novos cursos, representam um acréscimo de 580 novas vagas em relação ao vestibular do ano
passado, que teve 1800 vagas.

Inscrições -

As inscrições para o vestibular 2009 da Unir serão feitas de primeiro a 21 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço www.concursos.unir.br, no link “Vestibular 2009”. Os candidatos deverão acessar a página, preencher o requerimento de inscrição, enviá-lo e, em seguida, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,30.A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 22 de setembro em qualquer agência bancária, observado o horário de funcionamento dos bancos. “A garantia de que a inscrição foi feita é o boleto bancário devidamente pago. O candidato deverá apresentá-lo junto com o documento oficial de identidade no dia da prova”, diz.
Provas -

As provas do vestibular 2009 da Unir serão divididas em duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase compreende uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e cobrará dos candidatos conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura, História, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Física, Biologia, Matemática, Geografia e Química. A primeira fase será realizada no dia 16 de novembro.Já a segunda fase, que está marcada para o dia 14 de dezembro, será uma prova discursiva que compreenderá uma redação dissertativa e duas questões sobre história e geografia regionais.Para o vestibular 2009 são livros de leitura obrigatória “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “O Matador”, de Patrícia Melo.Para mais informações sobre o vestibular 2009 da Unir, entre em contato com a Comissão Permanente de Processo Seletivo Discente (CPPSD) da universidade, pelo telefone (69) 2182-2026, ou acesse o edital completo do vestibular e seus anexos no site da universidade, no endereço www.unir.br, no link “Vestibular 2009”.

Um comentário:

opinião do leitor